sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O iPhone é ilegal!

“Quer dizer que qualquer um de nós que comprou um iPhone e que, aproveitando-se dos ensinamentos das comunidades de geeks e hackers interessados em quebrar o monopólio que vem sendo construído pela Apple e AT&T, desbloqueou o seu iPhone, pode ser preso por até dois anos?”

POR CESAR PAZ

Os leitores deste artigo provavelmente se dividem em dois grupos: os que já têm um iPhone e os que estão loucos para ter um iPhone. Recentemente, graças ao Deus Pai Todo-Poderoso e mais uns US$ 399, eu pulei do segundo para o primeiro grupo.

O iPhone é uma invenção do capeta, ou melhor, da Apple, o que para mim dá quase no mesmo.

O top gadget do século XXI dispensaria apresentações, mas digamos que tecnicamente o iPhone é um pequeno Multimedia Center com mobilidade. Psicologicamente ele é muito mais, é o brinquedo com o qual sonhamos desde o final da primeira infância.

Lúdico, interativo e com uma interface multi-touch, o iPhone abusa da máxima de usar a tecnologia para facilitar as nossas vidas e ainda, como quase todo produto Apple, é uma obra-prima de design, simplicidade e sofisticação.

O chato é que tem um monte de gente dizendo por aí que o iPhone é ilegal!

Eu, por exemplo, justo no inesquecível dia do “unlock” do meu iPhone, semanas atrás, abri o jornal Zero Hora (sim, isso mesmo, eu ainda leio jornal em papel) de Porto Alegre e encontro lá a seguinte matéria:

“iPhone, um sucesso ilegal no Brasil…”

PQP, pode o brinquedo mais legal do mundo ser ilegal justamente no Brasil?

Sei lá, mas a julgar pela matéria do jornal Zero Hora, sim. Quando a matéria tenta explicar as várias faces da comercialização de iPhones no Brasil ela “sentencia” que, como o aparelho só funciona em alguma operadora nacional se houver o desbloqueio, que hoje não é autorizado, o ato de usar um iPhone fere a Lei do Software, de 1998! Portanto, é ilegal e os “usuários” podem ser condenados a até dois anos de prisão!

mais...

Nenhum comentário:

Rolando por ai....