sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

MS anuncia corte nos preços do Vista voltado a países em desenvolvimento

MS anuncia corte de preços até pela metade em versões do Vista junto ao lançamento do Service Pack 1 em países em desenvolvimento.
Nesta quinta-feira (28/02), a Microsoft anunciou planos de cortar os preços de varejo do Vista. A companhia não forneceu detalhe, mas afirmou que clientes em países em desenvolvimento verão cortes de até 50%, em ação sincronizada com a divulgação do Service Pack 1 para o sistema.
O Windows Vista está disponível em quatro versões de varejo - Vista Home Basic, Vista Home Premium, Vista Business, Vista Ultimate e Vista Starter, voltada para micros vendidos em países em desenvolvimento.
A jogada, porém, pode enfrentar problemas com os consumidores por outro problemas que já culminou em uma ação contra a companhia.
"De algumas maneiras, é uma tentativa de remover qualquer barreira que possa estar dissuadindo usuários de comprar o Vista. Mas o passo que falta é simplificar o que as pessoas precisam saber comprar. Usuários estão confusos sobre as diferentes versões e quanto precisam de hardware que nem mesmo o preço é notado", afirma o analista Michael Cherry, da Directions on Microsoft.
A confusão citada por Cherry nas versões do Vista é o foco de um processo que a Microsoft está começando a enfrentar pelo programa "Windows Vista Capable".
A ação alega que o programa confunde usuários ao imaginar que PCs com configurações medianas vendidas no ano anterior rodariam todas as versões do Windows Vista, e não apenas a mais básica Home Basic.
Além de afirmar que cortaria o preço dos softwares até pela metade em países em desenvolvimento, a Microsoft disse que a cifra cairá nos Estados unidos e na Europa alguns porcentos ou se manterá o mesmo.
"Este é realmente um bom negócio?", questiona Cherry. Talvez não, ele argumenta, já que mais de 80% da receita de sistemas operacionais da Microsoft vêm de integradores que pré-instalam o Windows nos PCs. "Aí está o coração do problema. Como muitas pessoas comprarão a cópia no varejo, mesmo com o corte de preço?".
Cherry entende a estratégia como uma jogada pragmática que não traz muitos motivos escondidos. "Eles estão brincando com o preço", diz.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário:

Rolando por ai....