sexta-feira, 14 de março de 2008

Desenvolvedor: ‘Java no iPhone? Pra quê?’

Para ele, ambiente de programação orientada a objeto Cocoa, da Apple, torna a linguagem Java irrelevante para o iPhone.

“Adoro [a linguagem de programação] Java. Grande parte de meu sucesso como desenvolvedor de software na última década deve-se ao fato de eu ter sido um dos primeiros adeptos da Java. A Java também me permitiu crescer profissionalmente e me tornar arquiteto de software para TI da IBM. Nos últimos anos, escrevi muitas aplicações J2EE, algumas J2SE e uma Java2ME para um celular Sony-Ericsson. O fato é que estou totalmente convencido dos muitos benefícios da Java e não me sinto atraído por nenhuma outra linguagem para escrever aplicações corporativas para a web. Mas, falando sério, Java no iPhone? Pra quê?”, questiona Huibert Aalbers em artigo publicado em seu blog.

Aalbers comenta que o iPhone é um aparelho situado no meio termo entre um computador e um celular e tem uma interface fantástica que os usuários esperam que sejam totalmente aproveitada pelas futuras aplicações de terceiros. “Atualmente a Java não oferece qualquer solução que funcione eficientemente com esse aspecto do aparelho. No entanto, a Java ainda pode provar-se útil para ajudar na rápida migração para o iPhone de todos os jogos escritos para outros aparelhos. Será que isso é importante para a Apple e para os usuários do iPhone? Duvido. Com mais de 100 mil cópias do kit de desenvolvimento de software (SDK) para o iPhone baixadas [nos quatro primeiros dias], parece que não vai faltar software nativo para o iPhone (jogos inclusive)”.

Aalbers conta também que, há alguns anos, trocou a linguagem Java pela Objective-C no desktop porque o ambiente de programação orientada a objeto Cocoa, da Apple, permitiu-lhe extrair o máximo da plataforma Macintosh. “O mesmo se aplica ao iPhone. A Objective-C é similar à Java em muitos aspectos. A diferença é o toque da Cocoa, que é um ótimo framework de desenvolvimento e permite[-me] entrar nas entranhas do iPhone sem comprometimentos. Eis porque pessoalmente não me importo se a Sun lançar ou não um kit Java para o iPhone. Tenho certeza de que os mais de 100 mil desenvolvedores que já baixaram o SDK para o iPhone concordam comigo”.

Mais detalhes no artigo completo de Aalbers.

Fonte: AppleMania

Nenhum comentário:

Rolando por ai....