quinta-feira, 6 de março de 2008

Apple anuncia iPhone 2.0 Software Beta

Pacote inclui kit de desenvolvimento de software, sincronização com Microsoft Exchange e acesso encriptado a redes corporativas privadas.

A Apple Inc. demonstrou nesta quinta-feira a versão 2.0 do software do iPhone, cujo lançamento está programado para junho, e anunciou a disponibilidade imediata da versão beta do software para desenvolvedores selecionados e clientes corporativos.

O lançamento da versão beta do iPhone 2.0 Software inclui kit de desenvolvimento de software (SDK), bem como novos recursos corporativos, como suporte ao Microsoft Exchange ActiveSync para prover sincronização segura sem fio com e-mail, contatos e calendários, e a adição do Cisco IPsec VPN para acesso encriptado a redes corporativas privadas.

O iPhone SDK provê aos desenvolvedores um rico conjunto de interfaces de programação de aplicações (APIs), que inclui interfaces de programação para as tecnologias Core OS, Core Services, Media e Cocoa Touch, e ferramentas para criar aplicações para o iPhone e o iPod touch. A partir desta quinta-feira, qualquer pessoa pode baixar gratuitamente o iPhone SDK e rodar o iPhone Simulator em seu computador Macintosh.

A Apple também lançou nesta quinta-feira o novo iPhone Developer Program, programa que dá aos desenvolvedores suporte à criação de aplicações nativas, e o novo App Store, recurso que permite aos desenvolvedores distribuir suas criações aos usuários do iPhone e do iPod touch.

O SDK do iPhone permite ao desenvolvedor criar aplicações que tiram proveito da interface multitoque do iPhone, bem como de sua tecnologia de animação, do acelerômetro tridimensional e da tecnologia de localização geográfica.

A Apple licenciou o Exchange ActiveSync da Microsoft para o iPhone, de modo que o aparelho já é capaz de conectar-se com servidores Exchange Server 2003 e 2007 tão logo saia da caixa.

O iPhone Software 2.0 também suporta o Cisco IPsec VPN, que garante o mais elevado nível de encriptação baseada em IP disponível para a transmissão de dados corporativos sigilosos, bem como a capacidade de autenticação usando certificados digitais, baseada em senha ou multifator. A adição da autenticação WPA2 Enterprise com 802.1x possibilita a clientes corporativos utilizar o iPhone e o iPod touch com os mais avançados padrões de redes Wi-Fi.

O Software 2.0 do iPhone fornece um utilitário de configuração que permite a administradores de TI configurar muitos iPhones de uma só vez de forma rápida e fácil, incluindo políticas de senhas, configurações de VPN, certificados de instalação, configurações de servidores de e-mail e mais. Uma vez que a configuração esteja definida, pode ser fácil e seguramente distribuída via web ou e-mail para o usuário. Para instalá-la, tudo que o usuário precisa fazer é autenticar-se usando ID ou senha, baixar a configuração e tocar no ícone de instalação. Uma vez instalada, o usuário terá acesso a todos os seus serviços de TI corporativos.

O iPhone Software 2.0 conterá o App Store, nova aplicação que permite ao usuário navegar, pesquisar, comprar e baixar aplicações de terceiros diretamente de seu iPhone ou iPod touch. O App Store capacita o desenvolvedor a alcançar cada usário de iPhone ou iPod touch. O desenvolvedor estabelece o preço de seu produto — que também pode ser grátis — e retém 70% de toda receita com as vendas. O usuário pode baixar aplicações grátis sem nenhum custo para ele ou para o desenvolvedor, ou comprar aplicações comerciais, com apenas um clique. Clientes corporativos poderão criar páginas seguras e privativas no App Store acessíveis apenas para seus clientes. A Apple cobrirá todos os custos das operações com cartão de crédito, hospedagem, infraestrutura e DRM associados à oferta de aplicações no App Store. Aplicações criadas por terceiros para o iPhone ou iPod touch precisam ser aprovadas pela Apple e estarão disponíveis exclusivamente via App Store.

Além dos novos recuros de rede e de segurança do iPhone, o iPhone Software 2.0 provê vários novos recursos para o programa de e-mail Mail, como a capacidade de abrir documentos do Word, Excel e PowerPoint, bem como a capacidade de apagar e mover e-mails em massa.

A Apple planeja lançar a versão final do iPhone Sofwtare 2.0 como atualização grátis para todos os usuários do iPhone até o fim de junho. Aplicações de terceiros criadas para o iPhone rodarão também no iPod touch e os usuários deste precisarão comprar a atualização de software que lhes permitirá rodar essas aplicações.

O iPhone SDK beta grátis já está disponível para download em developer.apple.com/iphone/program. O iPhone Developer Program estará disponível inicialmente apenas nos EUA e irá se estender a outros países nos próximos meses. A Apple já está aceitando a submissão de novas aplicações.

Fonte: AppleMania

Nenhum comentário:

Rolando por ai....